Aposentadoria por tempo de contribuição

A aposentadoria por tempo de contribuição é direito do trabalhador que completar 30 anos de trabalho com contribuição, portanto, é preciso comprovar que o homem teve o total de 35 anos de contribuição, e 30 anos de contribuição, se mulher.

Regra geral (tempo de contribuição completo)

  • contribuição por 35 anos (homem).
  • contribuição por 30 anos (mulher).
  • Carência de 180 meses efetivamente trabalhados

Regra transitória (tempo de contribuição proporcional)

  • Idades Mínimas de:
    • 48 anos para Mulheres
    • 53 anos para Homens
  • Tempo de contribuição mínimo de:
    • 25 anos para mulheres
    • 30 anos para homens
  • Carência de 180 meses efetivamente trabalhados

Regras da Fórmula 85/95 para aposentadoria

Ao aposentar o segurado terá que fazer o cálculo levando em consideração o número de pontos alcançados somando a idade e o tempo de contribuição do segurado da Regra 85/95 Progressiva.

Com os pontos alcançados será possível ter o benefício integral, sem aplicar o fator previdenciário. Através desta progressiva é possível chegar aos pontos para obter a aposentadoria conforme a expectativa.

Diante disso, até dezembro 2016 para aposentar com tempo de contribuição sem incidência do fator, o segurado terá de somar 85 pontos, se mulher, e 95 pontos, se homem. Já na tabela inss 2021, será utilizado o fator previdenciário, a soma da idade e do tempo de contribuição terá de ser 86, se mulher, e 96, se homem, sendo assim, isto foi escalado até 2022 quando a soma para as mulheres deve chegar em 90 pontos e 100 para os homens.

Aprenda mais sobre o SALWEB

De qualquer forma é preciso frisar que para ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição, os segurados da Previdência Social precisam ter 30 anos de contribuição, no caso das mulheres, e 35 anos, no caso dos homens, pois esta regra é somente uma opção de cálculo, que permite afastar a aplicação do Fator Previdenciário. Diante disso, caso ela deseja aposentar antes de completar a soma dos pontos, ela poderá, mas deve haver aplicação do fator previdenciário e como consequência redução no valor do benefício.

Documentos necessários

Deve apresentar um documento de identificação com foto e o número do CPF. Documentos relacionados aos períodos trabalhados, tais como Carteira de Trabalho, Carnês de Contribuição.

Dúvidas

Se você ainda ficou com dúvidas sobre os regimes de aposentadoria, pode tirá-las através da Central de Atendimento da Previdência Social. O agendamento do INSS 2021 é feito através do número 135.

O atendimento por telefone fica disponível de segunda à sábado, das 7h às 22h.

Deixe um comentário