Filmes e séries que são melhores do que os livros que os originaram

Todo mundo está cansado de saber a velha história do “o livro é melhor do que o filme!” Na maioria dos casos, eu concordo! Vocês já devem saber que eu amo livros e também sou apaixonada por cinema. Concordo plenamente com o fato de que os livros de Harry Potter, Percy Jackson ou O Código da Vince são infinitamente melhores do que os filmes (por mais que estes sejam bons – com exceção de Percy Jackson, chamar esse filme de “péssimo” é uma ofensa aos péssimos filmes). Portanto, o assunto desse post é outro. Vamos falar sobre os filmes que conseguiram, de fato, ser mais interessantes do que os livros, na minha opinião.

Lembrando que eu não sou nenhuma crítica e que essa é apenas uma lista baseada na minha experiência e no meu gosto pessoal.

Amo esse filme! Depois de assistir fiquei desesperada atrás do livro e… me decepcionei horrores quando comprei. Para ser sincera, eu nem li o livro inteiro. Achei entediante, sabe aquela história que parece se arrastar e não chega a lugar nenhum? Cansativo, cansativo e chato! Além do mais, acho que no filme a atuação de Meryl Streep foi impecável (como sempre), e, convenhamos, ela é a parte mais legal da história! Já no livro a gente não tem esse “carinho” pela personagem. Por mais que ela seja uma megera é preciso cativar de alguma forma, e no livro nenhum personagem me cativou, muito menos Miranda Pristley!

Esse é uma série. Eu comprei os dois primeiros livros e parei por aí. Apesar de ser super fã da série – e me identificar bastante com a Blair, haha – achei o livro “bobinho”. O que mais gosto na série são as confusões e intrigas e no livro não achei que isso tenha sido tão bem trabalhado. Além do mais, tem todo o lance do romance perfeito entre Blair e Chuck que prefiro nem comentar… Honestamente, acho que a série é tão interessante justamente por causa da Blair. Quem não ama os quotes maravilhosos dela? É a melhor personagem, com certeza! E no livro não a vi da mesma forma, ela foi melhor trabalhada no filme.

Outro que é na verdade uma série. Diferentemente de O Diabo veste Prada, eu gosto dos livros! A pesar de serem bem diferentes da série. Faz tempo que não assisto e não li todos os livros, mas pelo que eu assisti e li a série me chamou mais a atenção. Acho a interação dos personagens mais interessante (e tem o Ian Somerhalder, né gente?) Mas acho legal a ideia da Elena ser “a loura gostosona” no livro, é diferente daquela imagem de “moreninha sem graça, mas Mary Sue” que temos visto muito ultimamente. Em resumo, o livro e a série são bem diferentes e ambos são bons! Mas para o meu gosto pessoal, a série agradou mais.

Mais uma série! Amo Dexter, o serial killer que trabalha na polícia é genial! Aqui temos outro caso de série e livro bem diferentes. Na verdade, o primeiro livro é bem parecido com a primeira temporada, até achei que seria sempre assim mas o final do livro foi completamente diferente e surpreendente para mim que assisti a série primeiro. Depois disso, a gente já percebe uma bifurcação na história que parece seguir por duas realidades paralelas: uma da série e uma do livro. Além disso, na série, em praticamente todo episódio além da história central, Dexter persegue e mata alguém, já nos livros, isso acontece em média apenas uma vez por livro. Nada contra nenhuma das duas, gosto e acompanho ambas as versões, mas me agrada mais a série.

Mais um filme estrelado por Anne Hathaway que eu gosto mais do que o livro! – Isso me faz pensar que estou louca para ler e assistir Um dia… – Essa deve ser a série mais famosa da Meg Cabot, mas eu definitivamente não consigo gostar. Li até o sexto livro e, ok, é divertido, mas acho que o fato de ser escrito inteiramente como um diário torna a leitura meio cansativa. É bem diferente do filme também (e nem estou falando do segundo filme, que não tem absolutamente nada dos livros), então é até difícil comparar, mas a mim o filme agrada muito mais!

Gostaram do post? Concordam com a minha seleção? Bem, o negócio agora é esperar pela estréia de Jogos Vorazes! Eu duvido que o filme entre nessa lista, por que certamente não será melhor do que o livro (que é o meu preferido <3) Só espero que o filme seja tão bom quanto os trailers me fazem pensar que é.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *